QUEM SOMOS

Somos um grupo de profissionais que acredita que um novo paradigma está surgindo na abordagem do tratamento de pacientes com câncer e isso envolve uma abordagem integral da pessoa, indissociada dos elementos que a rodeiam como seus familiares, seus cuidadores, seus amigos, seu médico, sua cidade e o planeta Terra.

 

Estamos comprometidos em utilizar elementos presentes nas mais variadas tradições sejam elas orientais ou ocidentais, modernas ou antigas, alopáticas ou alternativas. O que nos interessa é que qualquer método, seja ele qual for, seja utilizado por um profissional habilitado cujo interesse primordial seja beneficiar o ser humano, objeto e razão principal da existência da medicina e de todas as terapias complementares que a cercam.

 

Estamos abertos e felizes em poder dividir e construir esse tipo de experiência com todos os interessados: pacientes, familiares, amigos, cuidadores e profissionais de área de saúde.

NOSSOS PROFISSIONAIS, VOLUNTÁRIOS E PESQUISADORES

DRA. PAOLA TÔRRES COSTA

ONCO-HEMATOLOGISTA INTEGRATIVA (Presidente do Instituto Roda da Vida)

CRM: 5779

Médica, trabalha com Onco-Hematologia, que é uma especialidade que trata paciente portadores de câncer do sangue. Leciona medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (UNIFOR)  e é médica do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) onde atende pacientes com câncer com estudantes de medicina. O seu principal interesse além de praticar uma educação médica centrada em valores humanistas, é desenvolver pesquisas em Práticas Integrativas ou seja, auxiliar os seus pacientes, alunos, familiares, cuidadores e amigos a entender o potencial curativo que todos nós possuímos e que precisa ser descoberto e cultivado dentro de cada um de nós. Atualmente é Fellow em Medicina Integrativa pela Universidade do Arizona (Tucson - EUA).Tem Título de Especialista em Homepatia pela Associação Médica Brasileira (Instituto Hahemmaniano do Brasil), tem Formação em Acupuntura pela Universidade Federal do Ceará - UFC e tem Pós-Doutorado em Medicina Integrativa pela UNICAMP. Coordena o PRIINTAR (Programa Integrativo Intensivo de Apoio e Revitalização) do Instituto Roda da Vida e NUMI (Núcleo de Medicina Integrativa) da Universidade Federal do Ceará.

EVANDRO MOREIRA

CONSTELADOR SISTÊMICO E MESTRE EM REIKI

Prof. Dr. José Evandro Moreira Lima, Diretor da Logos University - Unidade Fortaleza – CE. Filosofo e Psicanalista com formação no Instituto Logos - Escola Profissional em Terapias Naturais de Minas Gerais. Diretor do Instituto Logos® University – Unidade Fortaleza – CE. Constelador familiar, Terapeuta Graduado em Constelações Sistêmicas, metodologia de Bert Hellinger, formado em Terapia Familiar Sistêmica Fenomenológica, segundo Bert Hellinger, com os professores Maurice Albert Jacoel, Mimansa, Dagmar Ramos; todos com Formação Internacional em Hellinger Sciencia, Workshop Nacional em Hellinger Science com o criador da técnica, Bert Hellinger e Sophia Hellinger. Auditor Terapeuta de Dianética, ministra cursos de Eneagrama, Terapeuta Floral (Bach e Saint Germain), Mestre Professor de Reiki em vários sistemas, Mestre Professor Magnified Healinhg®,  além de outros cursos de abordagem terapêutica. Coordena palestras, workshops, cursos, grupos de estudo em Constelações Familiares.

FRANCISCO SILVA CAVALCANTE JÚNIOR - Ph.D

PSICÓLOGO

Professor adjunto de Psicologia do Desenvolvimento Humano e de Práticas Corporais Integrativas no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Psicólogo graduado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) com formação na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) aplicada às áreas clínica e educacional, Mestre em Educação Especial (Bolsista Companheiros das Américas 1992-1994) e Ph.D. em Leitura e Escrita (Bolsista CNPq 1994-1998), ambos pela University of New Hampshire, EUA. Atualmente dedica-se ao estudo das Práticas Somaestéticas Integrativas. Autor de Corpos Anárquicos (Editora CRV, 2014), dentre outras publicações em livros e periódicos científicos. Presidente do Conselho Científico do IEFES (2012-2014). Membro do Conselho de Representantes da ADUFC-Sindicato (2013-1015). Coordenador do LEPSER - Laboratório de Estudos das Possibilidades de Ser (http://lepserufc.wordpress.com) e do grupo de ensino, extensão e pesquisa NISE - Núcleo de Integração Somaestética, ambos no IEFES - UFC. Participante de conselhos editoriais de revistas nacionais e estrangeiras. Ganhador do Prêmio ILÍMITA 2005 de Fomento à Leitura concedido pelo Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe atribuído à gestão pública de leitura e escrita desenvolvida no município de Itapajé (CE) entre 1997-2004. Coordenou o Programa de Formação Docente da UFC - CASa: Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (2009-2012). Foi Professor Titular de 1998 a 2009 dos cursos de graduação e mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pesquisador do PRIINTAR (Programa Integrativo Intensivo de Apoio e Revitalização) onde Coordenada as Práticas Corporais Somaestéticas.

PATRICIA LIMAVERDE NASCIMENTO

TRANSDISCIPLINARIDADE E SAÚDE

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília-Brasil com sanduíche na Universitat de Barcelona-Espanha. Pesquisadora do Grupo Ecotransd. Mestre em Educação Currículo pela PUC-SP. Bióloga pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora do Curso de Extensão Formação Holística de Base da UNIPAZ-CE em parceria com a UECE. Possui 22 anos de experiência em direção, coordenação pedagógica e docência, com ênfase em novas abordagens curriculares e novas práticas pedagógicas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, corporeidade, pensamento complexo e transdisciplinaridade, educação ambiental, trabalho com projetos e EaD. Pequisadora Associada do PRIINTAR (Programa Integrativo Intensivo de Apoio e Revitalização) através Universidade Estadual do Ceará (UECE).

VANESSA PICANÇO COELHO, MS

PSICÓLOGA

Psicóloga, Mestre em Saúde Pública pela UFC, tendo sua Dissertação sido o primeiro trabalho de pesquisa realizado com o PRIINTAR (Programa Integrativo Intensivo de Apoio e Revitalização);  tem Especialização em Pós-graduação em Administração de Recursos Humanos, tem Formação em Tanatologia, Formação em Coordenação de Grupos Operativos, Advanced Certificate in Health Management pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine. É atualmente Coordenadora do Plantão Psicológico do Instituto Roda da Vida e pesquisadora associada do PRIINTAR (Programa Integrativo Intensivo de Apoio e Revitalização) onde coordena as Rodas de Conversa.

Please reload

AUXILIARES

Val Costa

Secretária do PRIINTAR